Rosa das areias

CaSO4·2H2O.

DEFINIÇÃO

Uma rosa do deserto é uma intrincada formação semelhante a uma rosa de aglomerados de cristais de gesso ou barita , que incluem abundantes grãos de areia. As "pétalas" são cristais achatados no  eixo c , abrindo-se em leques radiantes.

O hábito cristalino em roseta tende a ocorrer quando os cristais se formam em condições arenosas áridas, como a evaporação de uma bacia salina rasa. Os cristais formam uma matriz circular de placas planas, dando à rocha uma forma semelhante a uma flor de rosa. As rosas de gesso geralmente têm bordas mais definidas e nítidas do que as rosas de barita. Celestine e outros minerais evaporíticos laminados também podem formar aglomerados de rosetas. Elas podem aparecer como uma única flor semelhante a uma rosa ou como grupos de flores, geralmente variando do tamanho de uma ervilha a 10 centímetros (4 pol.) de diâmetro.

A areia ambiente que é incorporada na estrutura do cristal, ou incrusta os cristais, varia de acordo com o ambiente local. Se estiverem presentes óxidos de ferro , as rosetas assumem um tom enferrujado.

A rosa do deserto também pode ser conhecida pelos nomes: rosa da areia, rosa do Saara , rosa da rocha, rosa da selenita , rosa da gipsita e rosa da barita (barita).

REFERÊNCIA

WIKIPÉDIA. Desert rose (crystal). Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Desert_rose_(crystal). Acesso em: 27 jul. 2023.